Remineralizadores vêm ganhando espaço no processo de adubação das lavouras.
A utilização de pó de rochas existentes no Brasil como substituto de fertilizantes é uma das apostas do setor agropecuário para reduzir parte dos custos de produção. O tema foi debatido em dia de campo, realizado pela Aprosoja Brasil, na fazenda Babilônia em Mineiros (GO).
Segundo Bartolomeu Pereira, presidente da Aprosoja Goiás, o setor produtivo tem enfrentado os maiores custos de produção da história. “O pó de rocha vem apresentando resultado e é alternativa viável para utilização na agricultura”, afirma.
No evento, Éder Martins, pesquisador da Embrapa, falou sobre as vantagens dos remineralizadores de solos para o melhor aproveitamento dos cultivos. De acordo com Martins, o Brasil é dependente de potássio – uma das matérias-primas para fabricação de fertilizantes – e o País não tem fontes disponíveis.
Segundo o pesquisador, desta forma, o pó de rocha também pode trazer benefícios importantes no tocante à recuperação de matéria orgânica do solo. Rogério Vian, proprietário da fazenda Babilônia, conta que com o uso do pó de rocha teve uma redução de 30% no custo de plantio.
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/2017/01/20/po-de-rocha-pode-reduzir-custos-com-fertilizantes.html / Por DATAGRO