Saiba como fazer adubação do morango

A adubação varia de acordo com o preparo e a fertilidade do solo.

Há diferentes sistemas de cultivo de morangueiro. O mais tradicional é no solo e o que está mais em expansão é o realizado em substrato, ou semi-hidropônico. A adubação varia de acordo com o preparo e a fertilidade do solo, ou do substrato utilizado. Em ambos os sistemas, é importante lembrar que o morangueiro é uma planta que produz por um prazo relativamente longo, o que exigirá a reposição de nutrientes durante o período produtivo, especialmente na época de crescimento e colheita. Existem substratos, adubos e soluções nutritivas disponíveis no mercado para cada sistema e fase de desenvolvimento da planta. Alguns nutrientes não podem faltar na fórmula, como o nitrogênio, o potássio e o cálcio. A aplicação prévia de calcário e a irrigação frequente também são fundamentais para que a adubação tenha efeito. Em plantios caseiros ou domésticos, a adubação orgânica equilibrada pode ser suficiente para a produção.

Mais informações em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1050573/producao-de-morangos-fora-do-solo ou por meio do SAC Embrapa Uva e Vinho (https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac/) ou pelo telefone: (54) 3455-8082.

CONSULTORES: ADRIANO MAZZAROLO E RODRIGO MONTEIRO, técnicos do setor de transferência de tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Rua do Livramento, 515, Caixa Postal 130, CEP 95700-000, Bento Gonçalves (RS), tel. (54) 3455-8083, adriano.mazzarolo@embrapa.br, rodrigo.monteiro@embrapa.br.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/gr-responde/noticia/2017/03/saiba-como-fazer-adubacao-do-morango.html/ POR JOÃO MATHIAS / Foto: Marcelo Min/Ed. Globo