Projeto de Lei pede subvenção para o milho em momento de alta nos preços

Tramitando em caráter conclusivo, proposta quer socorrer o setor de proteína animal quando o custo de produção superar o valor do produto final.

Um projeto de lei que tramita no congresso nacional quer oferecer subvenção aos produtores rurais para compra de milho destinado à nutrição animal. O objetivo é oferecer uma alternativa ao setor de aves, suínos e bovinos em períodos onde o custo de produção supere o valor do produto final.

O texto da proposta ainda diz que o preço do milho, nestas ocasiões de custos altos, vai ser definido através de uma decisão conjunta entre os Ministérios da Agricultura e Fazenda. Porém caberá ao Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelecer o cálculo que vai determinar este preço, levando em consideração os custos de produção e a média de preço do milho em cada estado da federação.

De autoria do Deputado Federal Covatti Filho (PP-RS) em conjunto com mais seis deputados, o projeto visa evitar situações extremas como a do ano passado, em que o milho bateu recordes de preço. Hoje, o grão representa cerca de 60% do custo da nutrição animal, levando o setor de proteína animal a consumir 40% da produção brasileira de milho.

O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/milho/2017/03/14/projeto-de-lei-pede-subvencao-para-o-milho-em-momento-de-alta-nos-precos.html / Exclusiva Redação Uagro