Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras no RS

Em algumas regiões produtoras, rendimento das lavouras de milho podem chegar a 9 toneladas por hectare.

As chuvas da última semana têm beneficiado a agricultura no Rio Grande do Sul. A soja apresenta bom desenvolvimento vegetativo e estão em início de floração das cultivares superprecoces semeadas em outubro. Segundo informações da Emater-RS, algumas lavouras de soja apresentam folhas enrugadas, preocupando os produtores, pois ainda não foram identificadas as prováveis causas.

Para a cultura do milho, o cenário é diferente em relação aos estágios de desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos, com bom padrão geral. No Planalto Médio, as estimativas apontam para um rendimento entre 8 e 9 t/ha. Já no Noroeste, as folhas “retorcidas” nas espigas em formação, com perspectivas de redução do tamanho e peso do grão, preocupam os produtores. Essas lavouras que apresentavam sintomas de murchamento foram imediatamente colhidas para silagem e apresentaram boa produção de massa.

Nas áreas onde o milho destina-se preferencialmente para alimentação dos animais, se intensificam os trabalhos com o corte de milho para silagem; na grande maioria das áreas, apresenta uma excelente produtividade de massa verde. Algumas lavouras estão colhendo mais de 50 t/ha, e a média fica por volta dos 43 t/ha.

Milhos cultivados com tecnologia de pivôs se encaminham para a colheita, que deverá iniciar de meados a final de janeiro. Em áreas com problemas de umidade e cultivo de sequeiro, há possibilidade de algumas lavouras aderirem ao Proagro, pois houve falta de chuvas no período crítico de enchimento de grão, como na região do Alto da Serra do Botucaraí.

Também beneficiadas pelas chuvas dos últimos dias, as primeiras lavouras de feijão 1ª safra colhidas apresentam boa produtividade, dentro do esperado, apesar de o clima em determinadas épocas do ciclo da cultura não ter sido plenamente favorável, com ocorrência de frio na fase vegetativa e escassez de chuvas nas fases de floração e enchimento de grãos; mesmo assim, os resultados têm deixado os agricultores satisfeitos. Agricultores de várias regiões já implantam o feijão safrinha ou 2ª safra.

Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/2017/01/02/chuvas-favorecem-desenvolvimento-das-lavouras-no-rs.html / Fonte: Uagro com informações da Emater-RS

Clique no representante abaixo para ter atendimento online.

Chat